CHECKLIST DA MUDANÇA INTERNACIONAL
Coisas que você precisa fazer antes de se mudar para o exterior
Há tantas tarefas que você precisa fazer para se preparar para a mudança internacional, que geralmente é difícil lembrar de todas. Se você estiver mudando para o exterior, use esta lista como um guia para te ajudar!
1. Marque uma conversa com um oficial de imigração
Mesmo se você recebeu autorizações de trabalho ou visto do país de seu novo endereço, é uma boa ideia marcar uma reunião com um oficial de imigração. Entre em contato com a embaixada ou consulado local para obter informações. Ou se você estiver se mudando por conta própria sem a ajuda de um empregador, pode ser necessário contratar um advogado de imigração para ajudá-lo no processo de visto. Apenas certifique-se de conhecer as leis de imigração e anote os prazos (para envio de formulários), prazos (quanto tempo você está legalmente autorizado a permanecer no país) e políticas relativas à importação de bens domésticos e moeda.
2. Separe os documentos necessários
Garanta que todos os membros da família tenham passaportes atualizados. As documentações que você deve separar são certidões de nascimento (é uma boa ideia ter os documentos originais e também a cópia), identidade, carteiras de motorista atuais, carteiras profissionais, bem como certidões de casamento, certificados de adoção, registros escolares e registros médicos.
3. Obtenha as imunizações necessárias
Verifique com seu médico ou pesquise para saber quais injeções você precisa tomar antes de viajar. Alguns países fornecerão essas informações em seus sites; no entanto, uma clínica saberá melhor o que é recomendado. Lembre-se de manter atualizada sua carteirinha de vacinação e levá-la com você na viagem. Se tiver exames recentes ou receitas médicas, é bom levar também.
4. Tire o certificado de saúde do seu animal de estimação
Dependendo de para onde você está se mudando, podem ser exigidos documentações de saúde do seu pet. É uma boa ideia pesquisar os requisitos de entrada para animais antes de se mudar. Alguns países podem exigir que seu animal de estimação seja colocado em quarentena ou um período de tempo isolado pode ser imposto se seu animal não tiver a documentação adequada. Fale com o veterinário do seu pet com antecedência e tire todas as dúvidas.
5. Verifique as leis tributárias do país
Verifique com seu contador ou com o escritório do governo local sobre as leis tributárias. Você precisará conhecer as políticas do seu novo país. É uma boa ideia estar preparado(a).
6. Faça um seguro saúde
Mudar para outro país significa que sua cobertura de saúde local não se estenderá ao exterior. Alguns países e planos de saúde permitem um determinado número de dias de cobertura, mas geralmente não é extensa. Informe-se antes de se mudar para que você e sua família estejam devidamente segurados.
7. Obtenha formulários alfandegários para bens domésticos e animais de estimação
Se você estiver usando uma empresa para mover suas coisas para outro país, a própria transportadora fornecerá os formulários alfandegários adequados. No entanto, é uma boa ideia verificar com o consulado ou embaixada, os formulários necessários para garantir que você tenha toda a documentação para fazer suas coisas cruzarem a fronteira. Você precisará de formulários de saída e de entrada, portanto, verifique cada um. Se você estiver transportando um carro, animais de estimação ou outros itens que sua empresa de mudanças não irá levar, você precisará de formulários especiais que o consulado local ou o site oficial do governo do país podem fornecer.
8. Providencie o acesso a seus fundos
Antes de se mudar, converse com seu banco ou instituição financeira sobre como acessar seus fundos no exterior. Alguns bancos têm filiais ou afiliadas em outros países, facilitando a transferência. Ou se você decidir que irá transferir todos os seus fundos para um banco estrangeiro, descubra como organizar a transferência. O banco online torna mais fácil para você manter o acesso local enquanto vive no exterior. Peça mais informações ao seu banco. Dica extra: Visite uma casa de câmbio para garantir a troca da moeda, afinal em algumas entrevistas, eles exigem que você tenha um valor x para entrar no país.
9. Compre um guia de viagens e mapas
Antes de se mudar, pesquise exaustivamente para onde irá. Além de pesquisar informações online, adquira um guia do país e da cidade antes de se mudar. O guia não apenas fornece detalhes essenciais, como a localização de hospitais, embaixadas e casas de câmbio, mas também é uma ótima introdução à sua nova vida.
10. Prepare-se psicologicamente para morar em outro país
Esta talvez seja a tarefa mais difícil! Muitos de nós esquecemos que uma das melhores coisas que você deve fazer ao se mudar é preparar-se emocionalmente, ainda mais quando se trata de um novo país, uma nova cultura, longe dos amigos e da família.
E aí, agora já sabe o que providenciar antes da mudança internacional? Conte com a Irmãos Vieira, nós facilitamos todo o processo para você. Entre em contato!