COMO FAZER MUDANÇA COM GATOS
Animais de estimação são como uma família: ao se mudar, você terá que levá-los com você. Infelizmente, animais de estimação também são como crianças - você não tem ideia de como eles vão reagir a mudanças, até que ela aconteça.
Mesmo que os gatos tenham a reputação de serem geralmente mais calmos do que seus colegas caninos, é importante se preparar para se mudar com eles. Devido ao estresse da mudança, ser capaz de controlar e transportar seu gato com segurança o ajudará a ter uma transição mais fácil para o novo lar. Reduza a ansiedade do seu gato
O primeiro passo na preparação para mudar-se com gatos é acalmá-lo. Como os humanos, os gatos podem passar por muito estresse e ansiedade durante uma mudança. A comunicação pode suprimir a ansiedade, mas, depende das circunstâncias da mudança, da personalidade do seu gato e de seus próprios sentimentos sobre a mudança, afinal eles sentem tudo. Você conhece melhor o seu gato e pode julgar se ele responderá bem a estas dicas:
Coloque a caixa transportadora uma semana antes do dia da mudança, para que ele possa cheirá-la.Se o seu gato já estiver acostumado a andar de transportadora, ótimo! Se no dia da mudança for a primeira vez que o seu gato vai conhecer uma caixa transportadora, será ainda mais estressante para ele - e para você. Por isso, comece a acostumá-lo antes da data de mudar. Deixe a caixinha próxima para que ele cheire e interaja. Outra dica é deixar a caixa transportadora customizada para o seu gato. Colocar uma camisa com seu cheiro na caixa de transporte durante a mudança, ou um brinquedo que seu gato goste, pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e seguro. Eles não ficarão tão confusos sobre o que está acontecendo, porque pelo menos saberão que você está lá com eles de alguma forma. Awn!
Em último caso, invista em tranquilizantes. A palavra “tranquilizante” pode soar muito radical, mas pode ajudar gatos ansiosos a se sentirem calmos durante uma mudança. Mas, antes você deve falar com o veterinário, para ter certeza de que qualquer opção escolhida é segura e eficaz para seu animal de estimação.
No dia da mudança
É importante ter em mãos uma lista de checagem para garantir que a mudança ocorra da maneira mais tranquila possível para todas as partes envolvidas – especialmente aos felinos.
Junte toda a sua papelada. Se você precisar de um certificado de saúde para transportar seus gatos através das fronteiras estaduais, ou se tiver que garantir que atende aos requisitos de exportação e importação para trazer seu gato de um país para outro, reserve bastante tempo (vários meses) antes para cuidar disso. Isso pode incluir dar ao seu gato as vacinas necessárias em um período específico de tempo antes da sua mudança. Por isso, se programe com antecedência!
Fale com o veterinário antes, principalmente se for uma grande mudança. Visite o veterinário para discutir as estratégias de transporte mais seguras para seu animal de estimação. O veterinário pode recomendar, inclusive, que o seu gato jejue antes de uma mudança ou que não beba muita água.
Mantenha o gatinho contido. Se você tiver contratado uma empresa de transportes, como a Irmãos Vieira, certifique-se de que o gato seja mantido em uma sala enquanto os transportadores fazem o que precisam em outro cômodo, a fim de evitar que o gato fique sob os pés ou saia correndo pela porta.
Faça uma pausa no banheiro. Dê ao seu gato a oportunidade de usar a caixa de areia pela última vez antes de colocá-lo na caixa de transporte. Se possível, monitore a rotina de banheiro do seu gato pela manhã; eles podem estar ansiosos demais para fazer xixi quando a agitação da mudança começar.
Viaje com sacos de lixo. Transporte também a caixa de areia - completa com o lixo - colocando tudo em um saco de lixo (depois de limpar os resíduos do gatinho daquele dia). É importante manter a higiene do gato, mesmo durante a viagem.
O resultado final
Mudar de uma casa para outra pode ser uma experiência muito estressante não apenas para os humanos, mas para seus amigos peludos. Felizmente, existem etapas que você pode seguir para se preparar o máximo possível, isso inclui falar com o seu veterinário, usar estratégias para reduzir a ansiedade do seu gato, procurar um serviço de transporte de animais de estimação e criar um ambiente agradável e seguro para o seu gato.
Gostou das dicas? Compartilhe com quem está mudando e precisa lidar com a fúria dos felinos!